top of page

Páscoa 

Março

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

fontes:http://ccglutenfreed.com/category/holidays/ ehttp://curiosidadescatolicas.blogspot.com.br/2009/03/o-significado-da-pascoa.html

​Passeio à  Toca da Raposa​

Junho

O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

Fontes: http://www.macelocarvalho.com.br/2011/06/e-correto-comemorar-festa-junina.htmlhttp://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm

Abril

A TOCA DA RAPOSA realiza a 14 anos este projeto visando o intercâmbio cultural entre nossa sociedade e os povos indígenas, em especial, os do alto Xingu; mantém uma estrutura para acolhê-los por determinados períodos, promovendo o intercâmbio através de visitas monitoradas e aulas didáticas com os grupos visitantes.
Os índios foram convidados, pela educadora Regina Fonseca, para compartilhar seus conhecimentos e hábitos com os visitantes da "ALDEIA DA TOCA", réplica de seu habitat natural.
De abril a meados de maio, são recebidos 50 índios, entre crianças, jovens e adultos, realizando trocas de extrema importância para reforçar o valor da cultura indígena, tanto para os índios quanto para os homens da cidade.

Fonte: www.tocadaraposa.com.br

Festa junina

bottom of page